sábado, 17 de julho de 2010

ESCONDE - ESCONDE

ESCONDE - ESCONDE



" Contaram que uma vez reuniram-se todos os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar da terra. Quando o Aborrecimento havia reclamado pela terceira vez, a loucura, como sempre tão louca, lhe propôs: -Vamos brincar de esconde-esconde ? A Intriga levantou a sobrancelha, intrigada, e a Curiosidade, sem poder conter-se, perguntou ?



Esconde-esconde ?


O que é isso ?


É um jogo, explicou a loucura, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem e, quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará meu lugar para continuar o jogo.




O Entusiasmo dançou seguido pela Euforia. A Alegria deu saltos que acabou por convencer a Dúvida e até mesmo a Apatia, que nunca se interessava por nada. Mas nem todos quiseram participar: a Verdade preferiu não esconder-se. Para que, se no final todos a encontrariam. A Soberba opinou que era jogo muito tonto ( no fundo o que a incomodava era que a idéia não tinha sido dela ) e a Covardia preferiu não arriscar-se. Um, dois, três, quatro, ... começou a contar a Loucura .




A primeira a esconder-se foi a Pressa que, como sempre, caiu atrás da primeira pedra do caminho. A Fé subiu ao céu e a Inveja se escondeu atrás da sombra do Triunfo, que com seu próprio esforço tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta. A Generosidade quase não conseguiu esconder-se, pois cada local que encontrava parecia-lhe maravilhoso para algum de seus amigos: se era cristalino, ideal para a Beleza, se era a copa de uma árvore, perfeito para a Timidez, se era o vôo e uma borboleta, o melhor era para a Volúpia, ... se era uma rajada de vento, magnífico para a Liberdade. E assim acabou escondendo-se em um raio de sol.




O Egoísmo, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início: ventilado, cômodo, mas apenas para ele. A Mentira escondeu-se no fundo do oceano: mentira ! (Na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris ) e a Paixão e o Deseje no centro dos vulcões. O Esquecimento, não recordo-me onde escondeu-se, mas isso não é o mais importante .



Quando a Loucura estava lá pelo 999.999, o Amor ainda não havia encontrado, um local para esconder-se, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou um roseiral e carinhosamente, decidiu esconder-se entre suas flores. Um Milhão ! ... contou a Loucura e começou a busca. A primeira a aparecer foi a Pressa, apenas a três passos de uma pedra. Depois escutou-se a Fé discutindo com Deus no céu, sobre zoologia. Vibraram a Paixão e o Desejo nos Vulcões. Num descuido, encontrou a Inveja e claro, pode deduzir onde estava o Triunfo.



O egoísmo não precisou ser procurado. Ele saiu sozinho disparado de seu esconderijo que, na verdade, era um ninho de vespas. De tanto caminhar, a Loucura sentiu sede e, ao aproximar-se do lago, descobriu a Beleza. A Dúvida foi mais fácil ainda, pois a encontrou sentada sobre uma cerca sem decidir de que lado esconder-se. E assim foi encontrando a todos ...



O Talento entre a erva fresca, a Angústia em uma cova escura, a Mentira atrás do arco-íris (mentira! Ela estava no fundo do oceano ) e até o Esquecimento, que já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde.



Apenas o Amor não aparecia em lugar algum. A Loucura procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral. Pegou uma forquilha e começou a mover os ramos, quando no mesmo instante, escutou-se um doloroso grito.Os espinhos haviam ferido o Amor nos olhos.



A Loucura não sabia o que fazer para desculpar-se. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia. Desde então, desde que, se brincou de esconde-esconde na terra ... O Amor é cego e a Loucura sempre o acompanha ". (autor desconhecido )




PUBLICADO


17 07 10


AS

17:51 HRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário