sábado, 8 de maio de 2010

Amor, sentimento a ser aprendido

Por: Walter Trobesch, do livro: Amor, sentimento a ser aprendido





Conta uma lenda que, no princípio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, descobriu que havia esgotado todos os materiais sólidos no homem.
Diante dessa dificuldade e depois de profunda
meditação, fez o seguinte: tomou a redondeza da Lua,
as curvas suaves das ondas, a terna aderência
de uma planta trepadeira, o trêmulo movimento das folhas,
a esbeltez da palmeira, a cor delicada das flores,
o olhar amoroso da corça, a alegria do raio
de sol e as gotas de pranto das nuvens, a inconstância
do vento e a fidelidade do cão, a modéstia do lírio
e a vaidade do pavão, a suavidade da pluma
do cisne e a dureza do diamante, a doçura
da pomba e a crueldade do tigre, o ardor
do fogo e a frieza da neve. Com essa mistura
de ingredientes tão desiguais,
criou a mulher e deu-a ao homem.




Depois de uma semana, o homem veio e Lhe disse:


- "Senhor, a criatura que me destes me faz infeliz:
quer toda a minha atenção, nunca me deixa sozinho,
fala sem parar, chora sem motivo,
diverte-se fazendo-me sofrer e estou vindo
devolvê-la porque não posso viver com ela!"



- "Está bem", respondeu Deus, e tomou a mulher de volta.



Passou outra semana, o homem voltou e Lhe disse:



- "Senhor, estou muito solitário desde que
devolvi a criatura que fizestes para mim.

Ela cantava e brincava ao meu lado,
olhava-me com ternura e seu olhar era uma carícia,
ria e seu riso era música, era formosa e suave ao tato.
Devolvei-ma, porque não posso viver sem ela!"



-"Está bem", disse o Criador. E a devolveu.

Mas, três dias depois, o homem voltou e disse:
-"Senhor, eu não sei. Eu não consigo explicar,
mas depois de toda esta minha experiência
com esta criatura, cheguei à conclusão que
ela me causa mais problemas do que prazer.


Peço-lhe, tomá-la de novo!


Não consigo viver com ela!


" O Criador respondeu:

- "Mas também não pode viver sem ela.

E virou as costas para o homem e continuou o seu trabalho.
O homem desesperado disse:


-"Como é que eu vou fazer?
Não consigo viver com ela e não consigo
viver sem ela."


- "Achei que, com as tentativas,
você já tivesse descoberto,
respondeu então Deus.


Amor é um sentimento a ser aprendido:


é tensão e satisfação. É desejo e hostilidade.
É alegria e dor.
Um não existe sem o outro.
A felicidade é apenas uma parte integrante do amor.



Isto é o que deve ser aprendido.
O sofrimento também pertence ao amor.
Este é o grande mistério do amor.
A sua própria beleza e o seu próprio fardo.



Em todo o esforço que se realiza para
o aprendizado do amor é preciso considerar
sempre a doação e o sacrifício
ao lado da satisfação e da alegria.


A pessoa terá sempre que abdicar alguma
coisa para possuir ou ganhar uma outra coisa.

Terá que desembolsar algo para obter um bem maior
e melhor para sua felicidade. É como plantar

uma árvore frente a uma janela. Ganha sombra,
mas perde uma parte da paisagem.


Troca o silêncio pelo gorjeio dos pássaros ao amanhecer.
É preciso considerar tudo isto quando nos
dispomos a enfrentar o aprendizado do amor.



PUBLICADO


07 05 10


AS

21:34 HRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário